Geral

“Uma grande meta pessoal para 2018”: Servidores da prefeitura participam da última palestra do ano

Postando em:

Na manhã dessa sexta-feira (22/12), uma palestra motivacional ocorrida no plenário da Câmara de Aracruz, foi o último evento da parceria entre a prefeitura e ESESP, destinado à valorização e capacitação dos servidores públicos em 2017. Intitulada “Uma grande meta pessoal para 2018”, essa palestra foi ministrada pela Mestre em Gestão de Pessoas, Mirian Mesquita e veio com o objetivo de refletir sobre a importância do comportamento proativo,incentivando a pessoa a buscar o que ela quer alcançar, além de apresentar os cuidados necessários para se tornar autoconfiante.

O evento contou com a presença do prefeito Jones Cavaglieri e de seus secretários municipais, além de vereadores. Antes mesmo do início da palestra o secretário de Administração Luciano Forrechi comentou sobre o sucesso que tem sido essa parceria e dos resultados que ela tem trazido para todos os servidores.

“Vários de vocês servidores aqui hoje já fizeram ao menos um curso ou participaram de alguma palestra nesse ano. Essa parceria foi de grande sucesso, e por isso continuaremos com ela em 2018. A palestra de hoje vem justamente para incentivar todos nós a alcançarmos grandes metas no próximo ano”, comenta.

O prefeito Jones Cavaglieri agradeceu aos servidores presentes pela grande colaboração que cada um deu durante todo ano, mesmo com as dificuldades orçamentárias. “Nós conseguimos fazer o dever de casa e fechar o ano equilibrado financeiramente. Quero muito agradecer a todos vocês”, ressalta. 

Pensando na capacitação desse servidores, o prefeito ainda reconheceu os feitos que os treinamentos têm trazido para a administração. “Durante todo ano essa parceria nos ofereceu 12 cursos e quatro palestras. Isso é de grande valia, pois nos ajudará e muito a levar a gestão a diante, pois o servidor capacitado nos oferecerá mais conhecimento e qualidade no que faz”, enfatiza.

 

“Uma grande meta pessoal para 2018”


Em sua palestra Mirian Mesquita envolveu a todos com sua metodologia de diálogos e interação. Ela começou falando e perguntando sobre o que nos motiva na vida, mostrando que essa questão vai além do salário, ou seja, a busca por conquistas. “O salário pode ser desmotivador se ele for baixo, mas por mais que ele seja alto, ele não é o principal motivador,e sim o quanto a pessoa se desafia e busca por seus objetivos e metas”, afirma.

Por meio de ilustrações expostas em um telão, ela mostrava que a questão da busca por conquista esta diretamente relacionada com a fuga da chamada “área de conforto”, do que a pessoa consegue fazer de diferente, do que ela consegue realizar, da sua força de vontade. “Precisamos ter foco. Devemos pensar no próximo ano. O que me incomoda? Como fugir da minha rotina? O que me motiva é o que eu estou proposto a fazer para buscar o que eu quero”, explica.

Para isso foi mostrado que a autoconfiança, o autoconhecimento a autoliderança são ferramentas fundamentais para que a pessoa possa sair da “zona de conforto”, passar à chamada “zona deaprendizagem”, para não chegar à “zona do medo” sem estar preparado. “Se temos medo de aprender a dirigir, temos que dirigir, encarar o medo, mas devemos nos preparar e para superar esses medos e conquistar nossos objetivos”, afirma.

Dentro desse contexto a palestrante mostrou como focar em objetivos claros, fugir das crenças que limitam ações, mudar de postura e transformar objetivos em metas alcançáveis, fazendo um automonitoramento e avaliação. 

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz