Saúde

Teste rápido e gratuito pelo dia mundial de luta contra Aids

Postando em:

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (01/12), no dia 05 de dezembro, a partir das 8h, na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz (Praça São João Batista), a Prefeitura de Aracruz, por meio Secretaria da Saúde (SEMSA) promoverá a Campanha “Fique Sabendo” com foco na prevenção e diagnóstico da AIDS, bem como de outras infecções sexuais como sífilis e Hepatite B e C.

As pessoas que tenham passado por uma situação de risco podem fazer o exame de testagem rápida que dá o resultado em cerca de 30 minutos. A população será orientada por profissionais da Secretaria sobre promoção da saúde, prevenção de infecção sexualmente transmissíveis (IST) tratamento e qualidade de vida. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) promoverá ao longo do dia, diversas ações educativas, como: incentivo e distribuição de preservativos masculinos e femininos; aconselhamento sobre HIV/aids e outras IST; incentivo e oferta à testagem; panfletos educativos; imunização de hepatite B; dentre outros.

A ação que faz parte da Campanha Nacional ‘Dezembro Vermelho” vai contar também com o apoio de organizações não governamentais que fornecerão informações sobre direitos humanos e legais a pessoas que vivem com a doença ou o vírus HIV. Segundo a coordenadora do Programa Municipal, Stela Pacheco a campanha tem foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV/AIDS. “O Dia Mundial da Luta contra a AIDS é um convite à solidariedade com que vive com o vírus e está em situação de vulnerabilidade ou exclusão”.

A secretária da SEMSA, Juliana Baiocco destaca que a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos da doença e enfatizar a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento do tratamento e na saúde coletiva. Baiocco explica ainda que “todas as unidades de saúde do município realizam o teste rápido, a imunização da Hepatite B, bem como a distribuição de preservativos e panfletos educativos. O resultado dos testes são sigilosos”.

O Serviço de Acompanhamento Especializado (SAE) aponta dados de Aracruz e região que atualmente possui 137 pessoas vivendo com HIV, diagnosticadas, sendo notório o aumento de cobertura da assistência, porém constata-se como um dos grandes desafios é a maior vulnerabilidade entre os jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, seguindo a tendência nacional, sendo imprescindível aumentar o esforço e o aprimoramento das ações ao público-alvo. Frisa-se que o SAE também acompanha pessoas infectadas com outras infecções sexualmente transmissíveis apresentando 58 casos de sífilis, 118 casos de hepatite B e C e 112 casos de outras infeções.

Dia Mundial da Luta contra a AIDS
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988. 
O aumento do diagnóstico entre as pessoas que vivem com HIV e a ampliação do número de pessoas em tratamento são os destaques do Relatório de Monitoramento Clínico do HIV lançado no dia 23/11/2017 pelo Departamento Nacional de HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

SERVIÇO: 

Dia Mundial de Luta contra a Aids
Local: Praça Monsenhor Guilherme Schmitz (Praça São João Batista)
Data: 05 de dezembro 
Horário: A partir das 8h