Educação

EMEF Marechal Costa e Silva realiza feira de ciência para apresentar projeto “Pequenos Cientistas”

Postada em:

Na manhã desta quarta-feira (22/11), alunos do 5º ano A do ensino fundamental da EMEF Marechal Costa e Silva realizaram uma feira de ciência durante a apresentação do projeto “Pequenos Cientistas”, cujo objetivo foi estimular a elaboração de hipóteses e o espírito investigativo dos envolvidos, bem como encontrar respostas para suas dúvidas, com pesquisas de biografias de cientistas. Tudo isso veio para desenvolver e aguçar a curiosidade, o que motiva a persistência, a observação e a contemplação, além de promover a participação da família.

De acordo com a direção da escola, a justificativa para se desenvolver esse projeto surgiu por meio da curiosidade e do perfil investigativo desses alunos, que demostraram um grande interesse e curiosidade pela ciência e por atividades e situações que envolvem a exploração dos elementos naturais com a água, terra, ar e fogo.

Dessa forma, os alunos pesquisaram biografias e manuais de experimentos para se fazer em casa. Com isso, a escola realizou um sorteio, onde o aluno escolheu um experimento para se fazer com o auxílio de sua família e dos professores, para posteriormente apresentá-lo em sala de aula.

Após os alunos realizarem os experimentos em casa, foi a vez de demostrá-lo na escola para todas as turmas e suas famílias. Durante a feira de ciência, vários foram as experiências demostradas, entre elas: o cabo de guerra elétrico, a pasta de dente de elefante, o míssil de palito de dente, a areia movediça, o vulcão submarino, o fogo instantâneo, a nuvem artificial, dentre tantos outros.

Foram envolvidas as disciplinas língua portuguesa, ciências, artes e matemática, e como recurso, a escola disponibilizou o laboratório de informática, data show, internet e os materiais, de acordo com cada experiência realizada. O resultado foi bem satisfatório e empolgou todos os envolvidos, além das famílias e demais alunos. "Hoje foi um momento muito importante para minha filha, pois acabou ajudando ela a desenvolver e buscar novos conhecimentos, experiências, curiosidades, além de deixá-la muito empolgada, colocando em prática aquilo que foi estudado", comenta um dos pais que presenciou a feira.