Saúde

Novembro Azul chama atenção para a saúde do homem

Postando em:

Depois de um mês repleto de campanhas de mobilização para a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, agora chegou a vez da atenção aos cuidados com a saúde do homem, no chamado Novembro Azul.

Os indicadores para a saúde demonstram coeficientes de mortalidade masculina consideravelmente maior em relação aos coeficientes de mortalidade feminina ao longo das idades do ciclo de vida.

Segundo a referência técnica em Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Lucimar Ventorin Hamsi, as principais causas de mortalidade masculina são causas externas; doenças do aparelho circulatório e Neoplasias.

“Assim sendo, promoveremos um mês de atenção voltada a esta população com eventos que servirão de alerta para que procurem posteriormente as Unidades de Saúde para atendimentos”, disse Lucimar.

Para iniciar a campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza, na próxima quarta-feira (08), diversas ações na sede da Enseada do Suá, em Vitória. Haverá palestras, aferição da pressão arterial, aferição da glicemia, entre outras atividades, todas gratuitas, voltadas para a saúde do homem.

Nos hospitais da rede estadual também haverá uma programação para pacientes, acompanhantes e colaboradores, com palestras voltadas para a prevenção de doenças. As unidades também irão distribuir fitinhas azuis para os colaboradores.

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Novembro Azul” é celebrado em todo o mundo. Trata-se de uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades durante o mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas.

 

Fonte: Governo do Estado