Policial

Ex-secretário de saúde de Aracruz é preso e celulares passarão por exame pericial

Postada em:

O ex-secretário municipal de Aracruz, Anderson de Paula Pereira permanece preso no Centro de Detenção Provisória de Aracruz. Ele foi detido nesta segunda-feira (23) por determinação do Juiz da 1ª Vara Criminal de Aracruz, sob acusação de peculato, que é quando um servidor público se aproveita da posição que ocupa para levar vantagem indevida. Pereira teve seus celulares apreendidos para acesso a todo o conteúdo dos aparelhos e chips, incluindo SMS, MSG, conversas de aplicativos, fotos e vídeos. Todo o material será submetido a exame pericial.

O processo corre em segredo de justiça e por isso o motivo exato da prisão não foi informado.

Apesar disso, é sabido que Pereira chegou a ser afastado de suas funções em novembro de 2016, acusado de utilizar dois servidores da prefeitura para pintar a casa dele, o que caracterizaria improbidade administrativa. O afastamento pelo período de 180 dias foi pedido pelo Ministério Público do Espírito Santo e atendido pelo Juiz André Dadalto, da vara da Fazenda Pública de Aracruz.

As investigações concluíram que os servidores não seriam remunerados pelo secretário, e sim através de horas extras que receberiam da prefeitura. Na época, Anderson alegou que um único servidor teria realizado a pintura de duas paredes da casa do secretário e que o servidor receberia do próprio Pereira pelo serviço.

Pereira também é acusado na justiça de usar o telefone funcional da prefeitura para fazer propaganda eleitoral. Pesa ainda contra o ex-secretário de saúde a acusação de calúnia e difamação. Pereira seria suspeito de utilizar um perfil fake (falso) no Facebook para atacar desafetos.

O Site Aracruz não conseguiu contato com a defesa de Anderson Pereira, mas estará á disposição para possível pronunciamento.