Política

Declaração polêmica custa cargo do secretário de Saúde de Aracruz

Postada em:

Após repercussão muito negativa de uma declaração do secretário de Saúde de Aracruz, Ivan Pestana, durante uma sessão especial da câmara municipal, o prefeito Jones Cavaglieri exonerou o secretário nesta sexta-feira (06). A perda do cargo do secretário se deu um dia após a polêmica declaração de que “a pessoa só morre quando chega a hora”. A frase do secretário foi dita em resposta a uma crítica do vereador Celson da Farmácia, da base do governo, de que os pacientes não estariam recebendo atendimento adequado e que a longa espera por exames estaria enchendo de mortos os cemitérios do município.

Após ouvir o secretário admitir que não conhece a fundo como funciona o Hospital São Camilo e nem as Unidades de Saúde, o vereador reforçou as críticas argumentando que o secretário de Saúde deveria ser um técnico para conhecer melhor a área.   

A resposta do secretário tornou-se o maior assunto na cidade e gerou inúmeras críticas nas redes sociais. As risadas de Pestana enquanto ouvia as críticas do vereador também pegaram muito mal. Além disso, podem ter pesado contra o secretário, críticas que ele direcionou à direção do Hospital São Camilo durante a sessão especial. Ele se referiu à informação de um representante do hospital de que havendo corte da metade do repasse, o hospital poderia passar a dar a metade dos pontos necessários nos ferimentos dos pacientes. 

A Saúde municipal já estava no centro das atenções após o anúncio da possibilidade de redução do repasse para o Hospital São Camilo, que atende a população local. O corte, no entanto, não se confirmou. No último dia 04 de setembro, o prefeito declarou em entrevista coletiva que o secretário, então interino, havia se precipitado ao falar em corte na verba do hospital antes de tomar pé da situação, porém o mal-estar parecia ter sido superado. Agora, para evitar maior desgaste na imagem da administração, Cavaglieri não perdeu tempo e, nesta sexta-feira, anunciou a exoneração do secretário Ivan Pestana.

A partir deste sábado, a servidora Juliana Soneghet Baiocco Louzada assume interinamente a secretaria municipal de Saúde. Juliana é enfermeira formada pela USP e pós-graduada em Auditoria de Saúde e Gestão em Saúde. Efetiva na prefeitura de Aracruz, ela já foi secretária de Saúde das prefeituras de João Neiva e Aracruz. Também atuou como enfermeira de PSF, Gerente de Auditoria em Saúde e subsecretária de Saúde da Prefeitura de Aracruz.