Policial

5º Batalhão da PM realiza exposição da Força Tática em Aracruz

Postada em:

A Força Tática do 5º Batalhão organizou nessa Sexta-feira(22) a “II Exposição da Força Tática”, no Shopping Oriundi, em Aracruz. A exposição é uma das muitas atividades alusivas ao 31º aniversário do Batalhão “Ezequiel Silvestre Celante”, o 5º BPM. Em sua segunda edição, foram entregues panfletos com breve histórico da PMES, do 5º Batalhão e da Força Tática da Unidade. Também foram apresentados os armamentos e equipamentos utilizados pela Força, bem como a mostra de uma viatura e das ocorrências de destaque.

A Força Tática do 5º BPM, ao longo do ano de 2017, apreendeu 60 armas de fogo, 2.551 buchas e 118,55 kg de maconha, 5.581 pedras e 9,36 kg de crack, 2.078 papelotes/pinos e 1,4 kg de cocaína, além da detenção de 207 pessoas e de abordar 655 veículos e 2.645 pessoas em suas operações.

O Comandante da Unidade, Ten Cel PM Porto, destacou: “Essa exposição é de fundamental importância na aproximação entre Polícia e Comunidade, nela vemos pessoas de todas as idades interessadas pelo trabalho policial militar, especialmente o da Força Tática”. Ainda, o Comandante da Força Tática do 5º Batalhão, 1º Ten PM Madson mencionou: “É gratificante esse trabalho. Nele trabalhamos nosso espírito de corpo e também mostramos para o cidadão de bem que a Força Tática é uma ferramenta para servir a comunidade”.

A Força Tática foi criada por meio da Diretriz de Serviço 003 de 2017 que estabeleceu os parâmetros básicos para sua criação e funcionamento. Ela é a estrutura que executa o patrulhamento Tático Móvel no âmbito da Polícia Militar do Espirito Santo. Sua missão é a prevenção e repressão qualificada à criminalidade, de forma suplementar as demais modalidades de polícia ostensiva. Caracteriza-se por uma ação de polícia ostensiva de caráter mais enérgico e especializado, realizado por efetivo com doutrina e treinamento específicos, equipamento diferenciado e viaturas próprias. Além do recobrimento na área do batalhão de atuação, cabe à Força Tática atuar em eventos de grande porte e de natureza variada, como cumprir Mandados de Busca e Apreensão e de Prisão e atuar como a primeira linha de contenção no Controle de Distúrbios Civis.