Geral

Saiba como os índios serão beneficiados após o protesto

Postada em:

A reunião que deu fim ao protesto dos índios, nesta quinta feira (27), pode representar de fato uma vitória significativa para a comunidade indígena de Aracruz. Há pelo menos dois anos, os índios reivindicavam, junto à Petrobras, uma contrapartida pelo uso de suas terras, por onde passa o gasoduto da empresa.

A contrapartida, já negociada anteriormente entre as partes, era a implantação de projetos sociais nas aldeias, porém, passado mais de um ano após a última reunião, a empresa não voltou a se manifestar sobre o assunto. Cansados de esperar, os índios resolveram iniciar um protesto que teve início na tarde desta quarta feira e só terminou após a nova reunião ocorrida nesta quinta feira, no SESC de Praia Formosa, em Aracruz, que contou também com representantes da FUNAI.

De acordo com Vilson Benedito Oliveira, chefe da coordenação técnica local da FUNAI, o acordo fechado no encontro de hoje foi o compromisso firmado por parte da Petrobras de que uma nova reunião será realizada na próxima terça-feira, dia 01 de setembro, para que seja assinado o termo de implantação dos projetos acordados.

Ainda segundo o representante da FUNAI, dentre os projetos de cunho social estão o de beneficiamento de mandioca, com a construção de casas de farinha; etnoturismo, com aldeia temática; criação de animais silvestres; educação, contando com esportes como artes marciais e laboratório de informática.

Para a implantação dos projetos, o acordo prevê um investimento da ordem de R$ 500.000,00. Os projetos previstos serão administrados pela Associação Indígena Tupiniquim de Pau Brasil.

Eles somente deixarão de beneficiar as Aldeias de Córrego do Ouro e Comboios, que já teriam sido beneficiadas em outros momentos. A reunião de assinatura do termo ocorrerá no dia 1 de setembro, no SESC de Praia formosa.

Saiba como os índios serão beneficiados após o protesto

Saiba como os índios serão beneficiados após o protesto

A reunião que deu fim ao protesto dos índios, nesta quinta feira (27), pode representar de fato uma vitória significativa para a comunidade indígena de Aracruz. Há pelo menos dois anos, os índios reivindicavam, junto à Petrobras, uma contrapartida pe