Educação

Estudantes de Aracruz se unem para doar sangue

Postada em:

Promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea. Esse foi o objetivo que levou 43 estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Guilherme Schmitz, localizada em Aracruz, a participarem do projeto “Monsenhor Solidário Doação de Sangue”.

Durante o evento, acompanhados da professora de Química, Aline Rosa de Souza Zanoni, os alunos foram ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), de Vitória, para realizar a doação de sangue. Segundo a professora, o despertar para essa ação voluntária deve começar desde cedo, destacando-se a importância de ajudar o próximo.

“O projeto faz parte do programa jovem de futuro, que prioriza também a cidadania e o protagonismo juvenil. Desta forma, os estudantes entendem que a doação de sangue é importante e que assim eles podem ajudar a salvar uma vida”, afirmou.

O educando Luiz Felipe Davel nunca havia doado sangue. “Não tinha noção do que era doar sangue e nem passava pela minha cabeça que 400 ml de sangue podem salvar uma vida. Só percebi quando cheguei ao Hemoes e passei por todos os procedimentos. Hoje sou um doador e irei doar sempre que puder”, disse.

De acordo com a diretora da escola, Alessandra Claudia Rizzo Boina Marin, os alunos amaram participar. “Esse projeto despertou nos estudantes a vontade e o interesse pela ação solidária, além de fazer com que eles se sentissem importantes, uma vez que estão contribuindo para salvar vidas”, concluiu.

Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos para realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode ser doador.

Para os mais velhos, uma observação: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará pela triagem. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Onde doar

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30min.

Unidade de Coleta a Distância da Serra

Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 12h30min.

Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30min.

Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, 276, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30min.

Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30min.

 

Fonte: Governo do Estado