Meio Ambiente

Coleta seletiva teve mutirão de conscientização neste domingo (17) em Aracruz

Postada em:

As equipes das Secretarias de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) e Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz percorreram ruas do bairro Cohab 4 visitando residências e comércios, na manhã do último domingo (17), convocando os moradores ao estímulo e compromisso para o processo de separação dos resíduos recicláveis secos e limpos, despertando assim o compromisso de cidadania e a consciência socioambiental.

O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, esteve presente e ressaltou a coleta seletiva como geração de emprego e renda. “Com a adesão da população a coleta seletiva, o trabalho dos catadores será valorizado e contribuirá para geração de renda e será maior o volume de coleta de resíduos recicláveis e na mesma proporção a sua destinação correta. Com a coleta seletiva em funcionamento em todo município, será possível uma economia de aproximadamente R$ 4 milhões/ano”.

Os colaboradores do mutirão foram lideranças religiosas, associação de bairros, grupos Aventureiros e Desbravadores, membros da associação de catadores e alunos da escola Monsenhor Guilherme Schimitz e Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) passaram orientações de como o morador deve armazenar os recicláveis, como por exemplo, fazendo a limpeza e que tipo de lixo deve ser acondicionado no saco.

Durante o percurso pelas ruas, o caminhão da Coleta Seletiva acompanhou o mutirão recolhendo os materiais dos moradores que haviam feito a separação. O morador Joelson Lombardi parabenizou a atitude da prefeitura. “Viajo todo o país a trabalho e vejo como é bom quando a cidade abraça a causa. Temos que aderir a coleta. É fácil e só ter boa vontade. Hoje meu lixo já estava separado e estou feliz em fazer esta entrega diretamente ao caminhão da coleta seletiva”.

Patrick Pandolfi, também morador do bairro, considerou de extrema importância a ação. “A equipe explicou de que forma tenho que separar e partir de agora já vou providenciar os dois sacos para separação dos resíduos. O meio ambiente agradece”.

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz