Política

Vereadores querem maior atenção ao turismo de Ibiraçu

Postada em:

O vereador Otávio Maioli acredita no potencial turístico de Ibiraçu e apresentou indicação na última sessão da câmara municipal chamando a atenção para a importância de se valorizar o setor.  Para Otávio, o município precisa divulgar suas potencialidades turísticas como forma de atrair visitantes. “O setor precisa de apoio para gerar renda para empreendedores, oportunidades de trabalho para a nossa população e com isso aumentar a arrecadação municipal através do consumo e hospedagem”, disse o vereador ao Site Aracruz.

A iniciativa de defender incentivos para o trade turístico foi de um grupo formado por quatro legisladores. Além de Otávio, os vereadores José Geraldo Rossi, Paulo Rodrigues Quaresma e Cleber Rodrigues também acreditam que ações no turismo podem dar aos cidadãos de Ibiraçu mais oportunidades de trabalho e renda no atual momento em que o desemprego atinge todas as camadas da população brasileira.   

Para justificar a importância de se dar maior atenção ao setor, o grupo de parlamentares cita como exemplos os  potenciais do turismo religioso, do agroturismo, ecoturismo e de festas típicas que já acontecem no município.

Uma das sugestões de grupo é que o município mande confeccionar um guia com empreendimentos e pontos turísticos, além de informações gastronômicas e culturais do município, e que disponibilize um local para funcionar um posto de informações turísticas, onde seria distribuído o material e passadas informações da cidade aos visitantes.

                                        Mosteiro Zen Morro da Vargem

“O turismo religioso é uma realidade que precisa ser potencializada no município. O Mosteiro Zen Morro da Vargem e o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde fazem parte do roteiro Caminhos da Sabedoria, idealizado por religiosos da Igreja Católica e do Mosteiro Budista. Pelo roteiro são 110 km de peregrinação que tem grande potencial para atrair cada vez mais religiosos. Isso precisa ser potencializado com o apoio do município”, defendeu Otávio.

                             Santuário Nossa Senhora da Saúde

Os vereadores acrescentaram que também se pode propor um roteiro gastronômico por restaurantes e bares da cidade, além de visitas a propriedades rurais onde são produzidos vinhos, cervejas e outros produtos alimentícios.

As estâncias Lombardi e Vale Verde foram alguns exemplos citados pelos quatro vereadores como empreendimentos que merecem o apoio do município para que continuem empregando chefes de família e sendo importantes opções de lazer em Ibiraçu. 

Sediar eventos esportivos como ciclismo, rapel e parapente também seria uma forma de potencializar locais que favorecem a prática desses esportes e atrair seus adeptos. Ibiraçu possui uma área apropriada para a prática de parapente, que há cerca 12 anos está desativada, mas que pode voltar a ser um grande atrativo, já que a busca pelo esporte é cada vez maior.

 

       Grupo praticando rapel na pedra da igrejinha de Santo Antônio - Ibiraçu

Como as propostas exigem um mínimo investimento do poder executivo municipal, as sugestões dos quatro vereadores foram apresentadas como indicação, já que o legislativo não pode apresentar projetos que exijam despesas  do executivo. Os demais vereadores apoiaram as sugestões apresentadas. Agora falta o executivo ver o turismo com a mesma importância vista pelos vereadores e encaminhar projetos para a câmara municipal ou colocar em prática o que não necessita de aprovação do legislativo.