Educação

Estudante de arquitetura cria site para incentivar população a participar do PDM

Postada em:

A estudante Tamires Santos, graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo na Faaacz, em Aracruz, quer despertar na população o interesse na participação do Plano Diretor Municipal – PDM. Para isso, a estudante criou um site por onde qualquer cidadão pode ter acesso às discussões do Conselho do PDM.  A criação do Site faz parte do Trabalho Final de Graduação.   O site tem a finalidade de incentivar a interação entre a população de Aracruz e o Conselho do Plano Diretor Municipal, tornando o conselho mais democrático.

Também fez parte do trabalho a realização de uma pesquisa através da qual Tamires quer mostrar que a população pode e deve participar das discussões sobre o planejamento urbano da cidade. “Isso faz parte do Estatuto da Cidade, que inclui indução, regularização e participação como instrumentos, e é a participação que garante voz á população nas tomadas de decisão. Pretendo mostrar também que o poder público da cidade deve procurar incluir mais a sociedade”, afirmou a estudante.    

Para Tamires, a população deve saber sobre o que é o PDM, como ela pode agir por meio dele para assim buscar melhorias para seu bairro ou sua cidade e cobrar seus direitos junto ao poder municipal.  

Na última quarta-feira (06)  Tamires apresentou a proposta aos integrantes do Conselho do Plano Diretor Municipal, e a ideia foi muito bem aceita pelos conselheiros. (Foto/capa da apresentação) A expectativa agora é que os cidadãos de Aracruz também se mostrem interessados em contribuir para o Plano Diretor Municipal da cidade.

Para visitar o site e dar sugestões, basta clicar neste link: https://mirespsantos.wixsite.com/espacodemocratico

Além do site também foi criada uma página no facebook chamada de “espaço democrático”, uma conta no twitter e no Instagram de mesmo nome, tudo para que levar o máximo de informações sobre o planejamento urbano da cidade a população aracruzense.

Facebook: https://www.facebook.com/conselhopdmdeAracruz/?pnref=story