Geral

Reunião pode encerrar protesto de índios e liberar Rod ES 010

Postada em:

Uma reunião neste início de tarde pode por fim ao protesto dos índios que mantêm interditada a Rodovia ES 010, no quilômetro 44, nas proximidades da Ponte sobre o Rio Piraqueçu, em Aracruz. O protesto teve início por volta das 14h desta quarta feira.

De acordo com o Cacique Pedro da Silva, da Aldeia Piraqueaçu, a Petrobras marcou uma reunião para esta tarde da qual participarão, diretores da empresa, caciques e lideranças indígenas, além de representantes da Fundação Nacional do Índio - FUNAI. A reunião foi marcada para as 13h, no SESC de Praia Formosa, em Aracruz.

O motivo do protesto é que os índios querem uma contrapartida da Petrobras pelo gasoduto da empresa que corta terras indígenas. A contrapartida seria a implantação de projetos já prometidos pela empresa e que ainda não foram executados. Os projetos, previstos para todas as dez aldeias existentes no Município, seriam nas áreas de educação ambiental, turismo, agricultura, e outras incluindo a compra de maquinários.

Ainda segundo o cacique, a informação passada pela FUNAI é de que os representantes da empresa devem apresentar esboços dos prometidos projetos para aprovação dos índios e posterior implantação.

O representante indígena afirmou que a Rodovia permanecerá fechada durante a reunião e que somente será liberada, em caso de acordo.