Meio Ambiente

Aracruz recebe nesta quarta (30) seminário sobre materiais recicláveis e compromisso ambienmtal

Postando em:

O município de Aracruz recebe nesta quarta-feira (30/08), às 9h, no auditório da empresa Estel o seminário “Situação produtiva dos catadores de materiais recicláveis frente a aplicação do TCA 01 (Termo de Compromisso Ambiental)”.

Coordenado pela Aderes, o seminário serve para conhecer que tipo de resíduo sólido é produzido em cada região, a quantidade que é produzida e o mapa de risco de cada associação local. O seminário pretende ainda reunir prefeitos municipais, promotoria pública e associações de catadores, para analisar e discutir conjuntamente a política de resíduos sólidos e meio ambiente, com todas as orientações e prevenções que fazem parte da atividade dos catadores.

Essa ação é mais uma entrega do Projeto Catadores de Materiais Recicláveis, resultado do convênio nº 782753/2013, firmado entre o Governo Federal, por meio da SENAES/MTE e a Aderes.

Saiba mais sobre o Projeto Catadores

O projeto Catadores de Materiais Recicláveis tem como objetivo a articulação dos catadores, organização de associações e cooperativas, planejamento e gestão de negócios e comercialização em rede. Por meio dele, o Governo do Estado já qualificou mais de 900 catadores, sendo que 700 deles foram certificados em um evento público realizado em 2016.

No início do projeto, há quatro anos, existiam no Estado uma cooperativa e 16 grupos organizados e registrados como associações. Hoje, após o trabalho realizado entre Aderes, Ministério Público e municípios, já são 70 grupos organizados como associação e duas cooperativas, totalizando 72 Empreendimentos de Economia Solidária de Catadores de Material Reciclado no Espírito Santo.

Para o diretor-presidente da Aderes, Edilson Rodes, a realização do seminário vai permitir uma comunicação integrada entre as regiões, facilitando a padronização da gestão e abrindo um importante caminho para uma futura comercialização em rede de materiais recicláveis.

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz