Geral

Continua: Índios mantêm interdição da ES 010 em Aracruz

Postada em:

Atualizada 01h00

Os índios confirmaram, pouco depois da zero hora desta quinta feira, a continuidade da interdição da Rodovia ES 010, o que deve causar grandes transtornos a moradores da região que precisam se deslocar para o trabalho ou escola pela manhã. Na noite desta quarta, o cacique Pedro, da Aldeia de Piraqueaçu, já havia adiantado, de forma exclusiva ao Site Aracruz, que a única coisa que poderia dar fim ao protesto, seria a presença de um funcionário da Petrobras com autonomia para negociar. Como isso não aconteceu, os índios permanecem no local.

Aracruz: Interdição da ES 010 pode prosseguir até amanhã

É grande a disposição dos índios que mantêm interditada a Rod ES 010, em Aracruz. O protesto teve início por volta das 14h desta quarta feira (26), em frente à Aldeia Três Palmeiras, nas proximidades da ponte de Santa Cruz, e pode prosseguir até esta quinta. Em conversa com a reportagem do Site Aracruz, o cacique Pedro, da Aldeia Piraqueaçu, afirmou que cerca de 300 índios de todas as Aldeias do Município participam do protesto.

A reivindicação, segundo ele é que a Petrobras faça um acordo para pagar royalties pelo gasoduto da empresa que corta terras indígenas. Ainda segundo o líder indígena, por volta das 17h desta quarta feira, um representante da FUNAI esteve no local com informação de que e a diretoria da Petrobras estaria disposta a conversar a partir do dia 8 de setembro, quando diretores da empresa poderiam se deslocar de Brasília e do Rio de Janeiro para Aracruz. “É muito tempo”, disse o cacique, “se fosse até o dia 03 poderíamos combinar, mas até o dia 08 é muito tempo”, acrescentou.

Perguntado sobre o que faria os índios liberarem a Rodovia, o cacique respondeu que apenas a presença de um funcionário da Petrobras com autonomia para iniciar as negociações.

“Se isso não acontecer, podemos passar a noite aqui”, afirmou

O cacique ainda disse a nossa reportagem que uma negociação com a Petrobras envolveria também projetos supostamente prometidos pela empresa e que ainda não foram viabilizados nas aldeias.

Mais detalhes nesta quinta feira aqui no Site Aracruz.

Por Josimar Silva

Foto de Luciana Loyola