Educação

Melhoria da educação capixaba: Ibiraçu e João Neiva fazem adesão ao Pacto pela Aprendizagem

Postada em:

Promover avanços significativos na aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental. Esse é o objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). Nesta terça-feira (22), os municípios de Ibiraçu e João Neiva assinaram o termo de adesão do Paes e vão unir esforços, junto com o Governo do Estado, para promover a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo.

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, visitou os municípios para formalizar a parceria com as prefeituras. “O que nos move como governo é priorizar a Educação. É importante estar vivendo esse ambiente, hoje, tanto em Ibiraçu como em João Neiva, com a presença da comunidade e das equipes das escolas, para promover esse grande movimento de transformação e crescimento da aprendizagem das crianças e jovens do Espírito Santo.

Para o prefeito de Ibiraçu, Eduardo Zanotti, “tudo que vem para somar é sempre bom. Sei que temos bons profissionais, mas, embora com resultados satisfatórios, precisamos melhorar mais ainda nossos índices, para que nossa população tenha êxito no futuro. O Paes está aí e vamos avançar juntos. Nossa equipe está preparada, todos foram capacitados e queremos chegar a excelência. Quero agradecer e deixar as portas abertas para melhora de nossa educação, e dizer que também queremos uma Escola Viva em nosso município”.

“Se o Pacto não viesse, nós iríamos buscá-lo. Queremos uma educação de qualidade e esse modelo se dará por meio dessa parceria entre Estado, município e comunidade. Não o estudante pasta passar pela escola, tem que sair com um aprendizado de excelência. Somente a educação pode construir uma nação de ponta e ela é prioridade para nós”, ressaltou o prefeito João Neiva, Otávio Abreu Xavier.

Até o momento, 28 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes: Águia Branca, Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muqui, Pedro Canário, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, está indo em todos os municípios pra formalizar a assinatura do termo de adesão com os prefeitos.

Além disso, mais 37 já demostraram interesse em fazer parte do Paes: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindemberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama e Vila Pavão.

Visita às escolas

Na oportunidade em que esteve nos municípios, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, visitou também as escolas estaduais Nossa Senhora da Saúde, Narceu de Paiva e João Neiva. Além das escolas municipais Elzita Barbarioli e Pedro Nolasco, em João Neiva.

Nas unidades escolares, o secretário conversou com os estudantes e os profissionais sobre os trabalhos desenvolvidos.

Para a pedagoga da Escola Estadual João Neiva, Cleide Maria Carlesso Pianisola, “a visita do secretário é importante porque é o momento de apresentar o trabalho desenvolvido pela escola na busca pela aprendizagem. Valoriza o que estamos produzindo, trabalhando o currículo com atividades práticas e é uma oportunidade que a Sedu tem em ver que estamos desenvolvendo e colocando em prática as diretrizes durante o ano inteiro, com apoio da Superintendência e da direção da escola”.

Pacto pela Aprendizagem no ES

Com adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, ações serão desenvolvidas focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.

 

Fonte: Governo do Estado