Cultura

João Neiva: Vencedora de prêmio audiovisual recebe reconhecimento

Postada em:

O filme “A Seta do Galo” levou sua diretora Sandra Mazzega a ter seu talento reconhecido pela população de João Neiva. Sandra venceu o concurso “Curta Vitória Minas” promovido pela Vale do Rio Doce, que premiou a melhor história, real ou fictícia, sobre cada cidade por onde passa a estrada de ferro Vitória x Minas. O objetivo do concurso era fortalecer a memória em forma de lenda, folclore ou alguma peculiaridade das cidades participantes.

Assim como os vencedores das outras 15 cidades, Sandra, que trabalha em Departamento de Pessoal, recebeu como prêmio um curso de audiovisual, ministrado por feras do cinema nacional. No último dia 30 de junho, Sandra recebeu o reconhecimento de seus conterrâneos durante a apresentação do filme “A Seta do Galo” que foi dirigido por ela mesma.

“Foi uma sensação maravilhosa. Quando cheguei e vi aquele monte de gente então... já em meu fantástico mundo, imaginei que só minha mãe estaria ali, naquele dia, kkkk, imaginei a cena, eu lá falando pra 199 cadeiras vazias e minha mãe, tadinha, a única ali me aplaudindo kkkkk”, disse com humildade, a ilustre joaoneivense.

Mas a realidade foi outra, o espaço estava lotado de pessoas que não cansaram de aplaudir e elogiar o filme após a apresentação. O curta metragem, que tem 12 minutos de duração, fala sobre pessoas curiosas que enriqueceram o folclore de João Neiva, “como o Gambiarra, tadinho, que acabou falecendo dias após a exibição do filme. Aí incluí também a Seta do Galo que, há muito tempo, conta-se por aqui, que esse galo tem uma seta, ele fica lá, no cruzeiro do cemitério, e pra onde a seta aponta, é daquela direção que vai sair o novo morador do "campo santo".. rsrs”, conta a diretora.

No último dia 7 de julho, foi a vez de Sandra Mazzega ser merecidamente homenageada na Câmara Municipal de João Neiva. Lá ela recebeu uma Moção Honrosa dos vereadores, como reconhecimento de que a iniciativa de se inscrever e participar do importante concurso foi de grande relevância para a cultura da cidade.

Além de Sandra, outras pessoas de João Neiva participaram das gravações do filme, sendo 5 atores, 12 figurantes e a assistente de direção.