Política

Câmara pode aprofundar investigações na limpeza pública de João Neiva

Postada em:

A Câmara Municipal de João Neiva pode aprofundar as investigações nas irregularidades que supostamente estariam ocorrendo na limpeza pública do município.  De acordo com o presidente da Comissão Especial de Investigação - CEI, vereador Renan Pattuzo, do PRP (Foto), a comissão solicitou documentos ao executivo para esclarecer supostas irregularidades, por exemplo, na medição de áreas varridas. O serviço de limpeza urbana é realizado pela empresa Fortaleza Ambiental Gerenciamento de Resíduos LTDA, contratada pela prefeitura em regime de urgência, após o executivo dispensar os serviços da Contcom Serviços de Limpeza e Conservação, que até fevereiro de 2017 era a empresa responsável pela limpeza.   

A medição de ruas feita pela Forataleza estaria com a metragem muito acima do possível para determinados bairros, como no caso de Santo Afonso e Cristal. O Bairro Santo Afonso possuiria 1,7 km/eixo de ruas, mas em uma planilha de serviços executados pela empresa consta que no bairro, em apenas um dia, a empresa teria varrido 65,00km/eixo de ruas.  Já no Cristal, a empresa alega, na mesma planilha, ter varrido 35,00km/eixo de ruas. Ocorre que o bairro teria apenas 2,43km/eixo de ruas.

“Estamos aguardando que prefeitura nos envie o restante dos documentos solicitados. Já recebemos alguns e vamos concluir a análise quando tivermos acesso aos outros documentos, que são fundamentais para transparência dessa relação entre prefeitura e a empresa. Esperamos que esses documentos sejam entregues, no máximo, até a próxima sessão. Ainda é cedo para adiantar conclusões. O que posso dizer é que há indícios de irregularidades e estamos trabalhando nas investigações”, afirmou o vereador Renan Pattuzo, presidente da CEI, criada para apurar a denúncia.

Perguntado sobre a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI, que possibilitaria o aprofundamento das investigações, Pattuzo afirmou que a criação de uma CPI não está descartada e que tudo vai depender da apuração dos fatos, com base nos documentos solicitados ao executivo municipal.

A denúncia de supostas irregularidades na limpeza pública de João Neiva foi protocolada junto à Câmara municipal e Ministério Público pelo cidadão Marcos Ribeiro, presidente da Associação de Moradores do Bairro de Fátima. O Ministério Público recebeu a denúncia no último dia 26 de julho e também deve investigar o caso. A Câmara Municipal foi a primeira receber a denúncia.