Saúde

Centro de Controle de Zoonoses de Aracruz dá início à Campanha de Vacinação Antirrábica

Postada em:

A partir deste próximo sábado (05/08), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura de Aracruz começa a campanha de vacinação antirrábica de 2017. Ela é indicada para cães e gatos a partir de três meses de idade. Mesmo aqueles que já foram imunizados em anos anteriores devem receber nova dose. Os animais devem ser levados aos postos de vacinação por pessoas maiores de 18 anos com guias e coleiras. No caso dos animais de grande porte, é conveniente o uso de focinheira.

Ao todo serão 135 postos de vacinação em todo o município incluindo o CCZ. A vacinação ocorre das 7h às 11h e das 13h às 16h, até o dia 9 de setembro (sábado). A meta deste ano é vacinar 15.866 cães e 2.507gatos.

 

A raiva
Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Fonte: Prefeitura de Aracruz