Educação

Professores de Aracruz podem deflagrar greve terça feira

Postada em:

Os professores de rede municipal de Aracruz podem deflagrar greve nesta terça feira. A categoria se reúne em assembléia para analisar o andamento do movimento de greve, e não está descartada a votação para decidir se as atividades serão ou não paralisadas. De acordo com Zamir Gomes Rosalino, integrante da comissão de negociação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo – SINDIUPES, a categoria continua tentando um diálogo com a prefeitura, que até o momento estaria se recusando a negociar. Nesta terça feira, a assembléia se dividirá em dois momentos, um às 10h e o outro a partir das 16h, sempre no Salão do Elízio. As atividades não serão paralisadas para a realização da assembléia.

Os professores se encontram em estado de greve desde o dia 29 de julho. Estado de greve é uma forma exigida por lei de alertar autoridades e a população de que uma greve pode ser deflagrada a qualquer momento. A categoria reivindica um reajuste de 13,1% de acordo com a Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB.

O Sindicato alega ainda que, segundo o Estatuto Municipal, os salários devem ser reajustados, no mínimo, com base na inflação. Nesse caso, o índice seria de 8,47%¨, de acordo com cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE. A rede municipal de ensino de Aracruz conta com cerca de 15 mil estudantes que podem ficar sem aulas, caso os professores decidam pela greve.

A prefeitura de Aracruz ainda não vai se pronunciar sobre o movimento de greve dos professores.