Geral

UTI Neonatal do Hospital Rio Doce será reaberta neste terça, 4 de julho

Postada em:

Neonatal do Hospital Rio Doce, UTIN, vai reabrir neste terça, 4 de Julho. Na manhã desta sexta-feira, 30, a direção do hospital recebeu funcionários, sócios, médicos e membros do grupo de voluntárias “Amigas da Maternidade” para uma benção com o Padre Maurício Fornaciare. A UTIN conta com 10 leitos, quatro a mais dos que existiam quando foi fechada, destinados ao atendimento de recém-nascidos de Linhares e municípios vizinhos.

A Diretora Administrativa e Financeira do Hospital Rio Doce, Fátima Biancardi, fala dos desafios enfrentados para reabrir a unidade. “Foi um trabalho de formiguinha junto à Secretaria de Estado da Saúde, equipe de voluntárias Amigas da Maternidade, colaboradores, e principalmente, junto ao Conselho Diretor e o Provedor, Sr Ilson Alves Pessoa, que foram solidários aos anseios da instituição e a necessidade de Linhares, e demais municípios da região Norte do Estado, que a partir de agora terão a UTIN do Hospital Rio Doce como referência”, enfatiza Fátima.

Para o Diretor Clínico do Hospital, Dr. Marcus Vinícius da Silva Andrade, a reabertura da UTIN vai corrigir uma deficiência do hospital. “Atualmente temos uma média de 300 partos por mês no Rio Doce, isso significa mais ou menos 10 partos diários, esse é um número alto e poucas maternidades têm essa capacidade. Porém, isso significa que também teremos um número maior de recém-nascidos com complicações, e o hospital, até então, era deficitário no atendimento a esses bebês. A reabertura da UTIN vai corrigir essa carência até então enfrentada, e trazer um certo alívio para população”, garante Andrade.

Dr. Marcos disse ainda que a reabertura da UTIN significa mais segurança aos profissionais que trabalham na maternidade.