Política

Projeto é aprovado e prefeitura de JN poderá incentivar doação de sangue de servidores

Postada em:

Dois dias de folga por cada doação de sangue. Este é o incentivo que a prefeitura de João Neiva poderá oferecer aos servidores municipais por um gesto de solidariedade que pode salvar vidas. De autoria do vereador Luiz Carlos Adão Kaká, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade na câmara municipal, na última terça-feira (20), dois dias antes do grave acidente que matou 22 pessoas na BR 101, em Guarapari e que deixou mais de 20 feridas, várias necessitando de transfusão de sangue. O projeto já havia sido apresentado pelo vereador na legislatura anterior, porém foi retirado de pauta pelo autor para melhor análise.

 

Para o vereador, o poder público pode contribuir para o abastecimento dos bancos de sangue e amenizar a preocupação das famílias de pacientes. 

 

“Todos temos conhecimento da escassez desse elemento no hemocentro e hemonúcleos do Estado, e esse acidente ocorrido em Guarapari evidencia a necessidade de incentivos às doações de sangue. Muitas vezes vemos pessoas de João Neiva desesperadas atrás de doadores para salvar seus entes queridos, vítimas de acidentes. Acredito que além de incentivar a doação por parte do servidor, a proposta deve chamar a atenção de cada cidadão para a importância da doação de sangue, disse Kaká ao Site Aracruz nesta sexta-feira (24).

 

O vereador explicou que para fazer a doação, o cidadão de João Neiva precisa se deslocar para Colatina, Linhares ou Vitória, e que para isso uma lei federal já lhe garante a dispensa do trabalho no dia da doação. Como o deslocamento para outra cidade toma muitas horas do doador, o projeto autoriza a prefeitura a conceder mais um dia de descanso para o servidor que fizer e comprovar a doação. Esse dia deverá ser previamente agendado e utilizado no período máximo de 30 dias.

 

Por ano, cada servidor poderá obter o benefício de 06 folgas, o equivalente a no máximo 03 doações, observando o prazo mínimo de 90 dias entre uma doação e outra.

 

O projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Otávio Abreu Xavier, mas o vereador está muito otimista de que a proposta seja colocada em prática.

 

“O prefeito é médico e sabe da importância do projeto. Pelo que conversamos tenho motivos para acreditar que logo será mais fácil conseguir doadores de sangue no município de João Neiva, concluiu Kaká.