Política

Câmara de Aracruz reúne políticos e técnicos da região para discutir situação do Rio Piraquê-Açu

Postada em:

A Câmara Municipal de Aracruz reuniu na tarde da última quarta-feira (21) diversos agentes políticos e especialistas na questão hídrica para discutir a atual situação do Rio Piraquê-Açu, que sofre com a emissão de esgoto doméstico sem tratamento e o assoreamento. O tema foi abordado durante a 3ª Sessão Especial promovida pela Casa de Leis neste ano.

O manancial que tem 50 quilômetros de extensão nasce na Reserva Ecológica da Nova Lombardia no município de Santa Teresa, passa por João Neiva, Ibiraçu e alcança o município de Aracruz pela localidade de Santa Maria. No caso de Aracruz, o rio é primordial porque é a principal fonte de abastecimento de água na cidade.

O engenheiro agrônomo Aliamar Comério introduziu o assunto com a apresentação de um projeto de adequação das estradas que cortam propriedades rurais em João Neiva, Ibiraçu e Aracruz. “Uma das propostas é a construção de caixas secas que impedem que a terra invada o rio”, destacou o palestrante. Os vereadores de Aracruz inscritos se manifestaram acerca do tema e realizaram diversos questionamentos ao palestrante e aos agentes do Executivo que participaram da sessão.

O presidente da Câmara de Aracruz, vereador Alcântaro Filho (Rede), defende uma integração cada vez maior dos Poderes Executivo, Legislativo e a sociedade civil organizada para que ações sejam discutidas e executadas em benefício do rio. "Essa sessão é um passo importante rumo às ações práticas que precisamos definir. A preservação e a sobrevivência do rio é um assunto urgente que conta com o envolvimento integral dos vereadores desta Casa de Leis", garantiu o chefe do Legislativo municipal.

Apesar do convite feito às Câmaras Municipais de Ibiraçu e João Neiva, nenhum vereador de Ibiraçu compareceu à importante discussão. Único vereador de João Neiva a participar da sessão, Luiz Carlos Adão, o Kaká, usou a tribuna para expressar toda a sua preocupação com a triste situação do Rio Piraque-Açu.

“Infelizmente o esgoto de João Neiva está sendo todo jogado no rio, embora na década de 90 tenha sido construída uma estação de tratamento com recursos federais, que foi abandonada sem jamais ter sido concluída. João Neiva, Aracruz e Ibiraçu precisam realizar ações conjuntas visando à recuperação do rio, que hoje tem uma água de péssima qualidade, mas que felizmente o Saae de Aracruz ainda consegue tratá-la deixando-a em boas condições de consumo para a população, afirmou o vereador de JN

.

                                   Vereador Kaká (João Neiva)

Estação de tratamento abandonada - Foto Rodrigo Barbosa

O encontro ainda contou com as presenças do presidente do Sindicato Rural de Aracruz, Paulo Sérgio Barcelos Pimentel; o presidente do Sindicato Rural de João Neiva/Ibiraçu, José Alonso Cometti; o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), Eduardo Loiola Dias e a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Litoral Centro-Norte, e Deisy Corrêa, além de representantes do Saae.

Os secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente de Aracruz, Renato Pereira Sobrinho e Wagner Carmo, respectivamente estiveram presentes. O prefeito de João Neiva, Dr. Otávio Xavier e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Sérgio de Azevedo também compareceram à sessão.