Cursos e concursos

Oportunidades: 10 mil vagas em cursos gratuitos para todo o Estado

Postada em:

Após o sucesso da primeira etapa de cursos de Educação a Distância (EaD) do OportunidadES, com mais de 15 mil inscritos para tal modalidade, o projeto que está qualificando profissionalmente mais de 9 mil capixabas na primeira edição de cursos na modalidade a distância e presencial, oferta a partir desta segunda-feira (12), novas 10 mil vagas para cursos Online gratuitos, destinados à todo o Espírito Santo.

 

Para se inscrever é necessário ter a partir de 16 anos de idade, e preencher o formulário no site (www.oportunidades.es.gov.br) até o dia 25 de junho, sendo possível se inscrever em apenas um curso. Toda a convocação dos classificados será feita através do e-mail que foi cadastrado, por isso é obrigatório realizar o cadastramento correto de dados.

 

O projeto está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e conta com cursos inéditos na modalidade a distância, nesta segunda etapa. “Percebemos uma grande busca nos cursos presenciais, por isso utilizamos a tecnologia a nosso favor, já que somos uma secretária com foco nesta área, e por enquanto, ofertamos vagas nas opções mais requisitadas na modalidade EaD”, destaca o secretário da Secti, Vandinho Leite.

 

Para esta edição, serão ofertadas 23 opções de cursos na modalidade a distância. Sendo 14 novas opções, incluindo os cinco cursos presenciais mais procurados, sendo respectivamente maquiador, recepcionista, porteiro, administração de estoque e armazenamento e panificação, que serão oferecidos de forma Online. Além de mais 9 reofertas de cursos que já foram disponibilizados na primeira etapa do projeto OportunidadES.

 

Confira a tabela abaixo com os cursos:

 

CURSOS

CARGA HORÁRIA

Maquiador

80h

Panificação

80h

Porteiro

80h

Recepcionista

80h

Criação de imagens para propaganda

80h

Customização: transformando roupas usadas em peças novas

80h

Desenvolvimento de sites

80h

Empreendedorismo

80h

Fotografia

80h

Informática básica

80h

Inglês básico

80h

Marketing digital para vendas nas redes sociais

80h

Qualidade na prestação de serviços como diferencial competitivo

80h

Administração de estoque e armazenamento

80h

Android básico

80h

Criação de site e vendas na web

80h

Criando gráficos no excel

80h

Customização de roupas

80h

Inglês intermediário

80h

Marketing na internet

80h

Os primeiros passos para montar um negócio

80h

Técnico em manutenção de computadores

80h

Word básico

80h

TOTAL DE VAGAS: 10.000

 

Sucesso

 

Na primeira etapa do projeto a oferta era de 2 mil vagas para opções EaD. Pensando em aumentar a oferta para atender a demanda, houve a ampliação para 7300. “Priorizamos as áreas de beleza e cosméticos, negócios digitais, alimentação e customização, porque são opções que geram renda de forma rápida”, destaca o secretário da pasta, Vandinho Leite.

 

Em busca de gerar renda, Larice Pereira, 25 anos, moradora da Serra, se inscreveu para o curso de maquiagem no município e já está frequentando as aulas. “Estou adorando o curso e aprendendo bastante. Já trabalhei formalmente na área de beleza, mas agora estou desempregada. Essa é a chance de eu conseguir montar um espaço próprio, e agregar mais conhecimento”, destaca.

 

Com o objetivo de se desenvolver profissionalmente, o morador de Vale Encantado, Tharle Rodrigues, iniciou na última quarta-feira (07) o curso de porteiro. “Pesquisei sobre a área, gostei e me inscrevi, pois é uma chance de eu conseguir voltar para o mercado de trabalho, já que estou desempregado”, conta.

 

Saiba mais

 

Até o final deste ano, serão ofertadas para a população o total de 40 mil vagas, sendo 30 mil em opções na modalidade Online e 10 mil em cursos presenciais. As vagas da primeira etapa de cursos de Educação a Distância (EaD) já foram encerradas, e contaram com mais de 15 mil inscritos.

O projeto OportunidadES também levou cursos presenciais gratuitos para Serra, Vila Velha, Viana, Vitória e Cariacica. No município da Serra, foram mais de 7 mil inscritos, em Viana quase 3 mil, em Vitória, que iniciou as inscrições no dia 29 de maio, e encerra no próximo dia 11 de junho já conta quase 4 mil inscritos, já em Cariacica, que teve início das inscrições no dia 5 de junho, conta com mais de 2 mil inscritos em apenas dois dias de abertura de vagas.

Fonte: Governo do Estado