Trânsito

Corpo de Bombeiros apaga fogo de carreta com técnica de resfriamento

Postada em:

Após uma operação longa e perigosa o Corpo de Bombeiros de Aracruz conseguiu apagar o fogo da carreta, que tombou na tarde desta terça-feira na Rodovia ES 257. A Rodovia liga Aracruz a Ibiraçu. De acordo com o próprio Corpo de Bombeiros, o veículo transportava 23 toneladas de gás de cozinha (GLP). O acidente ocorreu por volta das 12:30 desta terça-feira, em um local conhecido por muitos como Curva da Bananeira. Desde o momento do acidente a pista ficou interditada, já que o tanque pegava fogo na válvula de segurança, por onde saía gás. Foto: Rodrigo Barbosa

A remoção da carreta dependeria da contenção do gás que alimentava as chamas. A técnica usada pelo Corpo de Bombeiros foi o de resfriamento com o uso de água. No processo foram utilizados vários caminhões pipa e150 metros de mangueira para lançar um grande volume de água sobre o tanque.  O longo trabalho da incansável equipe do Corpo de Bombeiros, que contou com apoio das Defesas Civil estadual e municipais (Aracruz e Ibiraçu), durou da 1h da madrugada até as 9h da manhã desta quarta feira (10), quando a válvula finalmente se fechou. Foi necessário o uso de aproximadamente 100 mil litros de água, informou o Corpo de Bombeiros.

A segunda etapa é o transbordo do gás para outro veículo e após a conclusão um guindaste será utilizado para remover a carreta, que ficou atravessada na pista. Ainda não há previsão de horário para a liberação ES 257. Com a pista interditada, os ônibus que transportam passageiros entre Aracruz e Ibiraçu até João Neiva estão passando pela ES 124, que liga Aracruz ao Distrito de Guaraná. Outra opção para veículos particulares em deslocamento para João Neiva é enfrentar aproximadamente 14 km de estrada de terra (não pavimentada). Para fazer o trajeto saindo de Aracruz, o motorista deve se dirigir ao Bairro Limão, passar por Santa Maria de Angola e sair em Caboclo Bernardo, no Município de João Neiva.

Fotos: Rodrigo Barbosa