Saúde

Público-alvo da vacina contra gripe deve receber a dose no período da campanha

Postada em:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que o Espírito Santo vacinou 238.549 pessoas contra gripe, até a manhã desta quinta-feira (04), do total de 968.615 pessoas que fazem parte do público prioritário no Estado. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo no período da campanha, que precede a época de maior circulação do vírus influenza.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, os números alcançados até o momento são baixos. Ela ressalta que a vacina não é uma medida curativa, mas uma das medidas mais efetivas para prevenção da forma grave de gripe e das complicações que podem surgir pela doença. Na avaliação de Danielle Grillo, em 2016 houve uma grande procura pela vacina porque já no mês de março havia um número expressivo de casos de gripe e de óbitos pela doença, uma situação epidemiológica atípica para o período do ano.

“Não devemos recorrer à vacina somente nos momentos de surto e usá-la para fazer bloqueio vacinal. Temos que ter a vacina como uma aliada na prevenção da doença. Neste ano, como não se tem notícia de muitos casos de gripe, parece que as pessoas minimizam o impacto positivo da vacina em sua saúde. É claro que não há necessidade de correria aos postos de vacinação, mas é importante que todas as pessoas do grupo prioritário busquem a vacina dentro do período da campanha, para quando chegarmos ao inverno, que é a época de maior circulação do vírus influenza, essa população mais vulnerável esteja protegida”, enfatizou.

Público-alvo

Neste ano, as populações alvo são crianças de 06 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento e hipertensão sistêmica com presença de outras doenças; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes; e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

Os professores passaram a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza este ano. Estão sendo vacinados aqueles que atuam em sala de aula nas escolas públicas e particulares dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os aposentados ou licenciados, nem outros profissionais da comunidade escolar.

Crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores compõem uma população de 722.718 pessoas a serem vacinadas contra gripe, e, até o momento, 26,43% dessa população alvo foi imunizada. Dentro da população com doenças crônicas, até o momento foram vacinadas 34.831 pessoas do total de 143.237 a serem imunizadas.

Doses

Do total de 1.065.500 doses da vacina contra influenza que serão enviadas pelo Ministério da Saúde, o Espírito Santo já recebeu 898 mil, o que representa 84% do quantitativo total. A primeira e a segunda remessas, com 240 mil doses e 139 mil doses, respectivamente, já foram totalmente distribuídas para os municípios; já a terceira e a quarta remessas, com 519 mil doses no total, chegaram ao Estado nessa terça-feira (03) e estarão disponíveis para os municípios entre hoje (04) e amanhã (05).

Casos

A Secretaria de Estado da Saúde informa que até o momento foram confirmados nove casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus Influenza, sendo cinco por Influenza A (H3N2), um por Influenza A (não subtipado) e três por Influenza B. Deste total, dois evoluíram para óbito (H3N2).