Geral

Sindicato Rural de Linhares oferece serviço de recursos humanos

Postada em:

Com a proximidade da colheita do café muitos produtores precisam contratar mão de obra temporária para trabalhar nas lavouras. Mesmo sendo trabalho temporário, é preciso estar dentro da legalidade e garantir os direitos dos trabalhadores contratados. O Sindicato Rural de Linhares oferece aos produtores associados o serviço de departamento pessoal e cuida de toda documentação necessária para a contratação dos trabalhadores rurais, sendo temporários ou não.

Caso o produtor não seja associado e queira ingressar ao sindicato é preciso fazer o cadastro. Para isso, basta apresentar a documentação da sua propriedade, como a escritura ou o ITR e os documentos pessoais. Para dar entrada no processo de contratação do trabalhador rural é preciso apresentar a carteira de trabalho, CPF, uma foto 3x4 e uma cópia da certidão de nascimento dos filhos com até 14 anos de idade. As taxas cobradas pelo serviço de departamento pessoal são proporcionais à quantidade de funcionários a serem contratador pelo produtor.

O presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte, faz um alerta para os produtores rurais que vão fazer a contratação de mão de obra para a colheita do café. “Os produtores precisam se atentar e não contratar pessoas que não sejam de sua confiança para não colocar a sua segurança e a de sua propriedade em risco. É sempre importante buscar referência dos trabalhadores, analisar bem o perfil para que não haja nenhum problema após a contratação”, alerta.

Antonio disse ainda que os produtores também devem se atentar para as condições de trabalho para os empregados. “Ao contratar a mão de obra, o produtor também assume a responsabilidade de dar condições de trabalho aos empregados, com materiais e equipamentos de proteção individual adequados para a realização da atividade”, destaca o presidente da entidade.

Para mais informações, o produtor pode procurar o setor administrativo/financeiro do Sindicato Rural de Linhares, localizado na Rua Augusto Pestana, 1.150, no Centro de Linhares, das 7h às 11h e das 13h às 17h