Geral

Trabalhadores interditam BR 101 em João Neiva contra reforma da Previdência

Postada em:

Trabalhadores se manifestam na BR 101 Norte desde o início da manhã desta quinta-feira (30). O ponto bloqueado é o km 202, no município de João Neiva.  Eles protestam contra a reforma da Previdência e a lei da terceirização, propostas pelo governo de Michel Temer. É grande o engarrafamento na rodovia, com filas que passam dos 4 km nos dois sentidos da via. Os protestos no Espírito Santo antecipam uma grande manifestação prevista para esta sexta-feira (31), em vários Estados do Brasil.   

 

Em discussão no Congresso Nacional, o projeto do governo federal para a reforma da Previdência deverá prevê que o trabalhador, homem ou mulher, terá de contribuir com a previdência por 49 anos para ter direito a aposentadoria integral. Já a lei da terceirização, apesar de aprovada na câmara dos deputados, poderá não avançar após a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) impetrar mandado de segurança, junto ao Supremo Tribunal Federal, pedindo anulação da votação do projeto de lei que libera as empresas para terceirizarem todas as suas atividades, aprovado na semana passada.           

Os petistas alegam que, em agosto de 2003, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou à Casa que retirasse o projeto de tramitação, mas esse pedido nunca foi apreciado pelos presidentes que passaram pela Câmara desde então. A pauta foi apresentada ao Congresso em 1998. Ela foi criada pelo então ministro do Trabalho, Paulo Paiva, em representação do Poder Executivo, à época comandado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).