Saúde

Aracruz tem horário noturno de vacinação contra febre amarela

Postada em:

A partir desta segunda-feira (13) até sexta-feira (17) moradores de Aracruz terão também o horário noturno para buscar imunização contra a febre amarela. O horário especial de vacinação ocorrerá no Shopping Oriund, das 18 às 21h e deverá envolver 15 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O novo horário irá beneficiar pessoas que, durante o dia, têm pouco tempo para procurar uma Unidade de Saúde. Outra vantagem é que durante a noite a temperatura é bem mais agradável para sair de casa.    

Nas Unidades de Saúde a vacinação continua das 8h às 16 horas, de segunda a sexta-feira, em todo o município. De acordo com coordenadora de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Valquíria Scarpati, a meta é vacinar toda a população.

Orientações sobre a vacinação:

Todas as pessoas com mais de cinco anos que já receberam duas doses não precisam se vacinar; quem recebeu uma única dose deve tomar o reforço, mesmo que seja adulto, após dez anos da primeira dose; quem nunca foi vacinado, deve tomar a primeira dose e o reforço, 10 anos depois, sendo que a vacina é contraindicada para gestantes e lactantes; os idosos devem se submeter a avaliação médica antes de se vacinar. Para as viagens internacionais, a recomendação é seguir as orientações do Regulamento Sanitário Internacional. Para as áreas no Brasil onde é recomendada a vacinação, a primeira dose deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem.

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz