Política

Aracruz pode ter castração gratuita de cães e gatos

Postada em:

É fácil perceber o grande número de cães e gatos pelas ruas e calçadas de Aracruz. Eles são vítimas de donos que os deixam largados, ou literalmente os abandonam para que sobrevivam comendo restos de comida do lixo ou de pessoas solidárias.

O desejo de grande parte da população de ver reduzir esse número de bichinhos sofredores pode, em breve, ser realizado pela prefeitura do Município. Um anteprojeto com esse objetivo já foi entregue à mesa diretora da Câmara Municipal. De acordo com o vereador Lúcio Zanol (PDT), autor da indicação 299/2015, a proposta é que a prefeitura de Aracruz ofereça um serviço de castração gratuita de cães e gatos que vivem largados nas ruas causando o crescimento desenfreado dessas populações.

Chamado de Castramóvel, o anteprojeto do vereador prevê a compra de um microônibus, devidamente equipado, para a realização de cirurgias de castração desses animais. Ainda segundo o vereador, um microônibus, contendo mesa cirúrgica e todos os equipamentos necessários, custaria ao Município em torno de R$ 200 mil. Para o vereador, a prefeitura de Aracruz poderia contratar uma equipe de profissionais de veterinária para a realização dos procedimentos ou mesmo buscar um convênio com alguma universidade que possa encaminhar estagiários para auxiliar nos trabalhos. Em São Bernardo do Campo - SP, por exemplo, a prefeitura presta o serviço através de convênio com clínicas particulares e em outras cidades como Recife, o serviço inclui até consultas gratuitas a qualquer animal doméstico.

Apaixonado por animais como cães e gatos, Zanol disse que a idéia do Castramóvel surgiu através do contato com amigos que são cuidadores voluntários desses animais abandonados nas ruas. Segundo ele, é comum esses voluntários socorrerem animais feridos nas ruas, encaminharem para tratamento e dividirem as despesas veterinárias. O vereador lembra que o abandono desses animais nas ruas cria uma situação de saúde pública que não pode deixar de ser resolvida da maneira mais adequada, sem que se passe a promover o extermínio desses animais. O controle de natalidade poderia contar com o apoio de ONGs que poderiam realizar palestras sobre a importância de não abandonar animais domésticos e sobre a castração responsável.

Zanol explicou que, como o executivo não pode apresentar propostas que prevêem despesas para o Município, o anteprojeto agora será encaminhado pela mesa diretora da câmara à secretaria de saúde e ao prefeito Marcelo Coelho para análise e possível execução da proposta.

Vitória e Serra já oferecem o serviço

O serviço de castração gratuita de cães e gatos já é prestado nos Municípios de Vitória e Serra. Em Vitória, o serviço que é realizado com a ajuda de agentes comunitários, e está para ser ampliado, ganhou o apelido de Taxi Dog. Na Serra, o serviço é oferecido desde 2012 com cerca de 80 a 100 cirurgias por mês. O público alvo são cães e gatos da Serra (machos e fêmeas), entre seis meses e 07 anos de idade.

Dentre os vários outros Municípios que oferecem castração gratuita estão:

São Paulo - SP, Rio de janeiro - RJ, São Bernardo do Campo -SP, Curitiba – PR. Embu das Artes – SP, Santos – SP e Belo Horizonte- MG.