Economia

João Neiva - Aumento nas taxas do SAAE pode ser revisto para baixo

Postada em:

O aumento de 100% nos valores das taxas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de João Neiva pode ser revisto para baixo nos próximos dias. Segundo informações passadas por uma fonte ao Site Aracruz, nesta quinta-feira (09), existe uma grande possibilidade de o reajuste ser reduzido a um índice aproximado de 20% em relação aos valores cobrados até o final de 2016 e não mais os 100% em vigor desde o início de fevereiro de 2017. O otimismo de lideranças comunitárias se dá após uma suposta afirmação do prefeito Otávio Abreu Xavier de que o valor do reajuste poderia ser reduzido em cerca de 80%.            

Assinado no final de dezembro de 2016 pelo então prefeito Romero Gobbo Figueiredo, o Decreto autoriza o SAAE a dobrar os valores cobrados, mas o anúncio do reajuste causou grande insatisfação na população e gerou protestos nas redes sociais, além de discursos de líderes comunitários na tribuna livre da câmara municipal. A Associação de Moradores do Bairro de Fátima iniciou um abaixo assinado que, até a tarde esta quinta-feira (09) contava com cerca de 3 mil assinaturas. Essa insatisfação tem motivado a discussão do caso.

A assessoria de comunicação da prefeitura de João Neiva não confirmou o suposto encontro entre o prefeito e o promotor. Apenas informou ao Site Aracruz que uma reunião entre o departamento jurídico da prefeitura, que ocorreria nesta quarta-feira (08) para discutir o assunto, foi adiada e que uma nova data deve ser marcada, possivelmente para a próxima semana. Ainda segundo a assessoria de comunicação, apesar de autorizativo, o Decreto 6109/16 foi assinado após uma ação judicial e que, como o promotor estava de férias, o executivo achou por bem respeitar a decisão. A assessoria concluiu que a mudança no valor do reajuste nas taxas de água e esgoto não está definida, mas deverá estar em discussão nos próximos dias.