Meio Ambiente

Comercialização do caranguejo proibida a partir de segunda-feira (27)

Postada em:

A cata, o transporte, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá estarão proibidos a partir desta segunda-feira (27) até o dia 05 de março em todo o Espírito Santo. Trata-se do segundo período de andada do crustáceo. Quem for flagrado capturando, comercializando ou consumindo o animal durante a andada será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades, que podem ser pagamento de multas e até prisão; conforme as sanções previstas na Lei nº 9.605 (12/2/98) e no Decreto Federal nº 6514 (22/2/08).

A importância do período de defeso: 
A andada é o período em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. Além disso, existe também a necessidade de recomposição natural da fauna e da proteção das espécies de caranguejo durante a época de sua reprodução.

Participe da Fiscalização e colabore com o Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) pede ajuda da população de Aracruz para denunciar práticas ilegais durante o período de defeso. Confira a baixo os números para denúncia: 

Fiscalização da SEMAM – (27) 9 9771-4462
Denúncias em geral – (27) 9 9816-3641

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz