Policial

Policiais civis doam 17 bolsas de sangue em duas horas

Postada em:

Em duas horas de funcionamento, policiais civis doaram 17 bolsas de sangue durante uma ação realizada, na tarde desta quinta-feira (09), pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) na Chefatura de Polícia, em Vitória.

Os números surpreenderam a diretora geral do Hemoes, a médica hematologista Sibia Soraya Marcondes, que estava no ônibus do Hemoes ajudando nas coletas. “O resultado que nós obtivemos aqui foi excelente. Fizemos 23 atendimentos e, em duas horas, nós conseguimos coletar quase o mesmo número de bolsas que foram coletadas hoje no nosso Centro de Captação em Vitória”, ressaltou.

Diante do sucesso, o ônibus do Hemoes vai estar novamente, nesta sexta-feira (10), na Chefatura de Polícia, a partir das 8 horas até às 13 horas. “Além dos 17 doadores de hoje, outros três realizaram a primeira etapa da doação e voltarão amanha para fazer a coleta”, informou a médica.

A responsável pela ação desta quinta-feira, disse que cada bolsa de sangue possui entre 450 e 500 ml. “Esse sangue é dividido em três partes e pode ajudar até três pessoas. Para os casos em que o paciente está com leucemia é utilizada as plaquetas, nos casos de anemia é usada a parte vermelha do sangue e nas situações onde o paciente tem dificuldade de coagulação é usado o plasma”, esclareceu.

Fonte: Governo do Estado