Policial

Medo de arrombamentos faz comerciantes de Aracruz e Ibiraçu passarem noite vigiando estabelecimento

Postada em:

As notícias de arrombamentos a estabelecimentos da Grande Vitória e de outras cidades capixabas levou comerciantes de Aracruz e Ibiraçu a passarem a noite desta segunda-feira vigiando seus estabelecimentos. Sem contar com a Polícia Militar, que não tem atuado nas ruas desde sábado, quando começou o movimento de familiares de policiais por melhores salários para os militares, vários comerciantes de Aracruz resolveram passar a noite em frente a seus estabelecimentos para proteger seus patrimônios. Nesta segunda-feira, por volta das 16h, praticamente todo o comércio de Aracruz já estava de portas fechadas para evitar ações de bandidos.

Notícias de muitos assaltos e arrombamentos na região levaram pânico a muitos comerciantes, mas segundo o delegado Leandro Sperandio, titular da Delegacia Patrimonial – Depatri de Aracruz, a maior parte das notícias era falsas ou de ocorrências antigas. De acordo com o delegado, o número de assaltos e furtos teve aumento nos últimos dias, mas nada comparado às informações divulgadas nas redes sociais. Entre as ocorrências registradas, Sperandio destacou o arrombamento a uma loja e outro estabelecimento que teve a vitrine atingida por uma pedrada. As duas lojas ficam no centro da cidade, mas a segunda não teve produtos furtados.

Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Aracruz, Rita Ruy Foreque, os lojistas não devem deixar de abrir seus estabelecimentos. “Fechar a loja é pior. É preciso tentar viver normalmente, pois se entregar é a pior opção. Muitos comerciantes passaram a noite vigiando suas lojas e precisa ser assim. Não adianta ir para casa e não conseguir dormir. No horário comercial, porém, é importante estar atento e evitar sair sozinho para depósitos bancários”, alerta Foreque.

Em Ibiraçu, o medo de assaltantes fez comerciantes passarem a noite na frente de suas lojas, portando armas de fogo. Dois estabelecimentos tiveram vidraças apedrejadas por volta das 18h desta segunda-feira, mas populares impediram que o comércio fosse invadido.

Aproveitando a falta de policiais nas ruas, usuários de drogas usaram as redes sociais, nesta segunda-feira, para combinar encontros. Segundo as mensagens, os grupos se reuniriam, nesta segunda, na Praça da Paz, em Aracruz; na praça da Igreja, em João Neiva e na praça do centro de Ibiraçu.

Em todo o Estado, centenas de lojas foram depredadas e, segundo a Federação do Comércio do Espírito Santo, os prejuízos já chegam a R$ 4,5 milhões. A violência é assustadora e, de sábado até hoje, 68 pessoas foram assassinadas.

Mil homens do exército e duzentos da Forna Nacional de Segurança já começaram a atuar na Grande Vitória para tentar atenuar a falta da polícia nas ruas.