Saúde

João Neiva, Ibiraçu e Fundão terão vacina contra a febre amarela

Postada em:

A Prefeitura de João Neiva divulgou, nesta terça-feira (31), o cronograma de vacinação contra a febre amarela, no município. Nesta quinta-feira (02), a vacinação cautelar ocorrerá somente na Unidade de Saúde de Santo Afonso, a partir das 8 horas. No sábado (04), a vacina será aplicada nas Unidades de Saúde do Centro, Floresta, Cristal e Cohab, sempre a partir da 8h da manhã. Nesta primeira fase serão priorizados os moradores listados pelos agentes de saúde nos bairros onde haverá vacinação. Em João Neiva, não há nenhum caso registrado de febre amarela. Em seu site oficial, a prefeitura não informa a quantidade de vacinas disponíveis neste lote.

Ibiraçu:

Em Ibiraçu, a prefeitura informou que o número das doses da vacina contra a febre amarela, que o município têm recebido, mantém a média mensal do ano passado, sendo insuficiente para a imunização de toda a população. Independente dos casos da doença registrados no Espírito Santo, os municípios costumam receber lotes de vacinas, inclusive contra a febre amarela.

Assim como João Neiva, Ibiraçu foi incluído no programa de vacinação cautelar e o município aguarda que o Ministério da Saúde envie as vacinas para proteger a população.

Fundão:

No município, quatro macacos foram encontrados mortos no Parque Municipal Goiapaba-Açu,, no período de 20 a 22 de janeiro. A suspeita é de que a febre amarela tenha causado a morte dos animais. Por este motivo, o parque está fechado ao público desde o dia 27 de janeiro. Fundão também foi incluído no programa de vacinação cautelar, mas até o momento, a prefeitura só recebeu do Ministério da Saúde 1500 vacinas. A Secretaria Municipal de Saúde espera receber novas doses nesta quarta feira (01).

Aracruz:

Sem nenhum caso suspeito, o município não foi incluído no programa de vacinação cautelar.

No Espírito Santo, a febre amarela matou duas pessoas nos últimos dias, informou nesta terça-feira (31) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que confirmou a segunda morte, agora ocorrida em Pancas. O nome da vítima não foi divulgado. A morte anterior foi de uma pessoa moradora de Ibatiba e o anúncio ocorreu na segunda-feira (30).

A febre amarela matou também outro capixaba no estado de Minas Gerais. Albenes da Silva Azevedo era pedreiro e morreu em um hospital de Manhuaçú.

A Sesa já recebeu 45 notificações de suspeita de febre amarela e no Espírito Santo 60 municípios terão vacinação preventiva. Confira a lista:

· Afonso Cláudio.

· Água Doce do Norte.

· Águia Branca.

· Alegre,

· Alfredo Chaves,

· Alto Rio Novo,

· Apiacá,

· Atílio Vivácqua,

· Baixo Guandu,

· Barra de São Francisco,

· Bom Jesus do Norte,

· Brejetuba,

· Cachoeiro de Itapemirim,

· Castelo,

· Colatina,

· Conceição do Castelo,

· Divino de São Lourenço,

· Domingos Martins,

· Dores do Rio Preto,

· Ecoporanga,

· Espírito Santo,

· Fundão,

· Governador Lindenberg,

· Guaçuí,

· Ibatiba,

· Ibiraçu,

· Ibitirama,

· Iconha,

· Irupi,

· Itaguaçu,

· Itarana,

· Iúna,

· Jerônimo Monteiro,

· João Neiva,

· Laranja da Terra,

· Mantenópolis,

· Marechal Floriano,

· Marilândia,

· Mimoso do Sul,

· Montanha,

· Mucurici,

· Muniz Freire,

· Muqui,

· Nova Venécia,

· Pancas,

· Ponto Belo,

· Rio Bananal,

· Rio Novo do Sul,

· Santa Leopoldina,

· Santa Maria de Jetibá,

· Santa Teresa,

· Sooretama,

· São Domingos do Norte,

· São Gabriel da Palha,

· São José do Calçado,

· Vargem Alta,

· Venda Nova do Imigrante,

· Viana,

· Vila Pavão,

· Vila Valério,