Saúde

Febre Amarela: Macacos são encontrados mortos na zona rural de Fundão

Postada em:

Após a Secretaria de Estado da Saúde – SESA confirmar o primeiro caso febre amarela em humano, no ES, moradores da zona rural de Fundão informaram à Secretaria Municipal de Saúde que três macacos mortos foram encontrados no Parque Municipal Goiapaba-Açu, localizado na região de Três Barras, e podem ter sido vítimas da doença. Famílias residem próximo ao local. Apesar de os animais terem sido encontrados no último final de semana, a SESA só teria tomado conhecimento nesta terça-feira (24). Foto:Ilustrativa

Segundo um funcionário da prefeitura de Fundão, que preferiu não ser identificado, profissionais da SESA e da Sec. Municipal de Saúde prosseguiram ao local para verificar a situação e recolher os animais para análise.

Em todo o Estado, mais de 80 macacos já foram encontrados mortos com suspeita de Febre Amarela. Análises já confirmaram que alguns animais tiveram a febre amarela como causa morte. O humano, vítima da febre Amarela, está internado em um hospital público e a SESA ainda divulgará maiores detalhes.

Nossa reportagem tentou, sem sucesso, contato com a Secretaria de Saúde de Fundão. As ligações não foram atendidas. Já a assessoria de comunicação da SESA informou ainda não ter conhecimento do caso.

Em vários municípios do Espírito Santo a vacina tem sido muito procurada por pessoas que vão viajar para áreas de risco. O Estado já havia recebido 500 mil doses de vacinas e solicitou ao Ministério da Saúde mais um milhão de doses.