Política

Em recesso, vereadores de JN querem rever aumento de 100% na conta de água

Postada em:

O decreto que reajustou em 100% a taxa água do SAAE de João Neiva será discutido nesta quinta feira (19) em uma reunião a ser realizada na câmara municipal. A iniciativa foi do presidente da câmara, Waldemar de Barros que, mesmo em período de recesso do legislativo, convidou os representantes do Ministério Público e da procuradoria da prefeitura, o diretor do SAAE e todos os vereadores para a discussão do decreto que eleva em 100% a tabela de serviços (tarifa de água, esgoto e outros serviços) prestados pelo SAAE do município.

O decreto do ex-prefeito Romero Gobbo Figueiredo foi publicado no último dia 29 de dezembro, após acordo judicial que visa à criação de um Fundo Municipal de Saneamento Básico, para o tratamento do esgoto gerado no município.

O vereador Marcelo Campostrini, vice-presidente da câmara, adiantou ao Site Aracruz que apresentará um requerimento solicitando uma possível revisão no valor do reajuste, que considera muito alto.

“Tenho a convicção de que a tarifa de água de nosso município é baixa e necessita de reajuste, porém num momento de crise que o país atravessa, é inadmissível que essa conta seja repassada tão bruscamente ao bolso da população, que é a mais afetada pela crise, principalmente os mais carentes.” Afirmou Campostrini.

Pensando como Marcelo, o vereador Junior Deambrosio também acha importante a criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico, que tem como objetivo tratar o esgoto gerado no município, mas acredita que o aumento de 100% pode impactar no orçamento das famílias mais carentes.

“Precisamos entender de que maneira chegou-se ao índice de 100% para o reajuste na conta de água. Hoje qualquer aumento de despesa pode fazer a diferença para um chefe de família. Vamos ver o que é possível fazer para tentar reduzir esse impacto no bolso da população sem inviabilizar o incremento do Fundo de Saneamento, que também é importante para o município”, concluiu Juninho.

Caso não seja revisto, o reajuste de 100% será cobrado na conta do início de fevereiro.

A reunião para discutir o assunto está prevista para ocorrer às 18h desta quinta-feira (19), na câmara municipal. Como não se trata de uma sessão da câmara, o público não deve ter acesso.

Decreto: