Educação

Pré-matrícula: período de solicitação foi prorrogado para domingo (08)

Postada em:

Atenção, estudantes, pais ou responsáveis. O período da pré-matrícula da rede pública estadual foi prorrogado. As solicitações poderão ser feitas até o próximo domingo (08), no site www.educacao.es.gov.br, clicando no banner “Chamada Pública Escolar 2017”. O resultado será divulgado no site da Sedu no dia 30 de janeiro.

A pré-matrícula é destinada para o Ensino Regular, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e todas as unidades do Programa Escola Viva. Podem solicitar vaga na rede estadual estudantes matriculados nas redes públicas municipais, federal ou privada e também estudantes que não estejam matriculados em qualquer uma das redes de ensino.

É importante ressaltar que para solicitar a pré-matrícula é preciso preencher até cinco opções de unidades escolares onde deseja ingressar. A distribuição das vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade. O estudante que não tiver acesso à internet, pode se dirigir a uma das escolas estaduais, em todo Estado, para fazer sua solicitação de matrícula.

O processo de matrícula, conhecido como Chamada Pública Escolar, tem como objetivo assegurar o acesso dos estudantes às unidades públicas que oferecem o Ensino Fundamental e Médio e a sua permanência no processo de escolarização. O processo de organização de matrículas compreende as seguintes etapas: Rematrícula; Transferência Interna; Pré-Matrícula; Divulgação do Resultado e Efetivação da Matrícula.

A rematrícula ou a transferência interna já foram realizadas no período de 05 a 18 de dezembro, na qual o estudante assegura a sua vaga com a rematrícula, considerando a etapa ou a modalidade de ensino em que ele se encontra. Ou permanece na rede pública estadual, porém solicita ingressar em outra escola, com a Transferência Interna.

Caso algum estudante não tenha solicitado a rematrícula ou a transferência interna, no período devido, terá chance de solicitar uma nova vaga na etapa de pré-matrícula.

Novas unidades Escola Viva

Mais de 10 mil estudantes vão estudar em tempo integral em diversos municípios do Estado. No total, 17 unidades do programa Escola Viva estarão em funcionamento, em 2017, nos municípios: Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Ecoporanga, Guaçuí, Iúna, Linhares, Montanha, Muniz Freire, Pedro Canário, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Chamada Pública Escolar 2017

Pré-matrícula

Período: até 08 de janeiro

A Pré-matrícula da rede pública estadual é o período em que o estudante com idade mínima de 06 anos completos ou a completar até 31/03/2017 tem para cadastrar a solicitação de vaga.

O período da Pré-matrícula ocorrerá até o dia 08 de janeiro. Nesta etapa, podem solicitar vaga na rede estadual estudantes matriculados nas redes públicas municipais, federal ou privada e também estudantes que não estejam matriculados em qualquer uma das redes de ensino.

A Pré-matrícula deverá ser solicitada, dentro do prazo, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2017.

O estudante que não tiver acesso à internet, pode se dirigir a uma das escolas da rede pública estadual para realizar a sua solicitação de matrícula.

É importante ressaltar que para solicitar a Pré-matrícula é preciso preencher até cinco opções de unidades escolares onde deseja ingressar. A distribuição das vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade.

Quem solicitou a Pré-matrícula deverá conferir o resultado da solicitação no dia 30 de janeiro, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2017.

Efetivação da matrícula com a participação das famílias

Período: 30 de janeiro a 03 de fevereiro

A efetivação da matrícula deverá ser realizada no período de 30 de janeiro a 03 de fevereiro.

Para efetivação da matricula, é necessário que os pais/responsáveis, ou o próprio aluno quando maior de idade, compareçam na secretaria escolar da unidade na qual a vaga foi localizada e apresentem cópias dos documentos relacionados abaixo:

- Certidão de nascimento ou de casamento;

- Histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano;

- Comprovante de residência original como IPTU, fatura de energia, de água, de telefone, de contrato de locação;

- Título de eleitor e certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;

- Laudo médico para os alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento.

- RG e/ou CPF, caso o aluno possua;

Fonte: Governo do Estado