Policial

Secretaria de Segurança apresenta balanço dos homicídios em 2016

Postada em:

Na manhã desta terça-feira (03), o secretário de Segurança Pública, André Garcia, apresentou os dados relacionados a homicídios dolosos no Espírito Santo em 2016. O Estado fechou o ano com uma redução de 15% no número de homicídios, sendo esta a menor taxa dos últimos 28 anos.

Em 2016, foram registrados 1.181 homicídios contra 1.391 no ano de 2015. Este resultado também consolida a redução pelo sétimo ano consecutivo.

De acordo com André Garcia, o Estado do Espírito Santo, que já esteve na segunda colocação do País em registros de homicídios dolosos, hoje está na 11ª posição no ranking nacional. “Os índices alcançados ao longo desses sete anos mostram que com o esforço, integração e comprometimento de todos os servidores da área da Segurança Pública iremos colocar o Espírito Santo entre os estados mais seguros do Brasil e consequentemente cair de posição”.

Quando o assunto é homicídios de mulheres, a taxa também caiu. Pelo terceiro ano consecutivo, o recorte por gênero atingiu a menor taxa da série histórica: 4,8 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória, todos os municípios apresentaram redução em 2016. Na capital Vitória, houve queda de 30%; na Serra, a redução foi de 17%; em Vila Velha, a taxa caiu 11%; em Cariacica, a redução foi de 24%; Viana registrou queda de 19%; e Guarapari teve uma diminuição de 5% na taxa de homicídios.

Já no interior do Estado, a região Sul apresentou um aumento de 4,5% em relação a 2015, enquanto no Norte houve uma redução de 16% nos registros de homicídios dolosos. É importante destacar que em onze municípios do estado não houve registros de homicídios e em outros sete aconteceu apenas uma morte em 2016.

Também participaram da coletiva o comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM) e anunciado comandante-geral da Polícia Militar, coronel Laércio Oliveira; o chefe da Polícia Civil, Guilherme Daré; o subsecretário de Gestão Administrativa, Vinícius Xavier Teixeira; a subsecretária de Integração Institucional, Gracimeri Gaviorno; o subsecretário de Inteligência, José Monteiro Júnior e o subsecretário de Gestão Estratégica, Gustavo Debortoli.

Fonte: Governo do Estado