Política

Concessão do SAAE - Câmara de Aracruz votará veto do prefeito sobre plebiscito

Postada em:

Após aprovar, em outubro, proposta que previa a necessidade de um plebiscito para concessão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, a câmara municipal de Aracruz volta a discutir o tema nesta quarta-feira (29), em sessão extraordinária.

No mês de outubro, o Plano Municipal de Saneamento Básico foi aprovado com uma emenda que impedia a concessão do SAAE à iniciativa privada, sem a realização de consulta pública.

Sugerida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do ES – SINDAEMA, Sindicato dos Servidores Municipais de Aracruz – SISMA e Conselho Popular de Aracruz – CONSPAR, a emenda foi aprovada por unanimidade, após um acordo entre as entidades e os vereadores. Mesmo no apagar das luzes de seu mandato, o prefeito Marcelo Coelho insiste na questão e vetou a emenda, que retornou à câmara para ser votada em dois turnos. No primeiro, o veto do prefeito foi derrubado por 09 votos a 08 e uma nova derrota de Coelho impedirá uma possível concessão do SAAE à iniciativa privada, sem a realização de uma consulta pública.

A preocupação é de que com a concessão os valores cobrados pelos serviços possam ser elevados, apesar de o Plano Municipal prever a criação de um Conselho de Saneamento Municipal.

A mudança de votos de 08 vereadores, após o veto do prefeito, deixa as entidades em alerta. Para o presidente do SINDAEMA, Fábio Giori, que também é secretário de saneamento da Federação Nacional de Urbanitários, o horário escolhido para a realização da sessão extraordinária, 10h da manhã, seria uma estratégia para que o plenário esteja vazio, já que os servidores do SAAE, assim como a maioria absoluta da população, estarão em horário de trabalho e não poderão comparecer.

A expectativa é de que representantes das entidades e cidadãos contrários à concessão do SAAE se esforcem para acompanhar a votação.