Geral

Grupo de voluntárias "Amigas da Maternidade" viabiliza reforma na maternidade SUS do Hosp Rio Doce

Postada em:

Ao todo, serão investidos mais de 100 mil reais na criação de novos leitos e melhorias na estrutura física do espaço

Graças ao voluntariado já estão em andamento os trabalhos de reforma e ampliação da maternidade "SUS" do hospital Rio Doce em Linhares. Orçada em 120 mil reais as obras de melhorias contemplam: compra de cadeiras do "papai" para todos os leitos de enfermaria e pré-parto; abertura de mais um leito no pré-parto; construção de novas salas de repouso para profissionais de saúde que atuam na maternidade; ampliação de seis para 10 leitos na UTIN, construção de enfermaria com cinco leitos para gestantes de alto risco, além de pintura em todas as dependências da maternidade e a instalação de divisórias para separar os leitos, garantindo assim maior privacidade para as mães e acompanhantes.

As melhorias na estrutura física do espaço são fruto da dedicação do grupo de voluntárias "Amigas da Maternidade". Todo dinheiro para o custeio das obras é proveniente de ações realizadas por elas, como: Brechó solidário, Chá das Amigas, feijoadas, ação entre amigos, entre outros.

A presidente do grupo, Carolina Lavigne Castello Branco Moreira, fala da motivação para realização do trabalho em prol da maternidade. "O que nos move é saber que podemos proporcionar bem estar a essas mulheres que precisam do hospital em um momento tão importante e sublime de suas vidas. Nosso trabalho é promover dignidade por meio de um atendimento humanizado, e as melhorias vão cumprir esse objetivo ", explica a Presidente.

A previsão é que as obras fiquem prontas em até noventa dias. A maternidade do hospital Rio Doce atende gestantes dos municípios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal. Nascem, em média, 260 bebês todos os meses na maternidade.

"Amigas da Maternidade"

Com o objetivo de ajudar crianças carentes nascidas no hospital Rio Doce Dona Joana Belizário, na época membro da Pastoral da Saúde, percebeu a necessidade de muitas mães que chegavam sem roupas para os bebês, reuniu um grupo de senhoras da comunidade e criou o projeto 'Amigas da Maternidade". O grupo que iniciou tímido, com apenas 6 membros, recebeu o apoio da direção do hospital e hoje conta com mais de 70 colaboradoras. O projeto existe há mais de 18 anos.

Para angariar fundos e manter o projeto social, as "Amigas da Maternidade" realizam algumas atividades, como o Brechó solidário, Chá das Amigas, Feijoada das Amigas e a Noite de Caldos. Todo dinheiro arrecadado com os eventos é voltado para compra de tecidos, material de costura e fraldas e melhorias diversas na maternidade.

Em julho deste ano o grupo doou para maternidade 100 kits de roupa de cama, com lençol, fronha e cobre leito, 100 toalhas de banho, 100 camisolas, mantas para bebês e mantas para as mães.