Comunidades

Manifestantes interditam Avenida Guaxindiba em protesto contra paralização das obras

Postada em:

Moradores dos Bairros Guaxindiba, Planalto, São José e São Marcos, em Aracruz, interditaram a passagem de veículos pela Avenida Venâncio Flores, no Guaxindiba, na manhã desta quarta feira (26). Eles atearam fogo em pneus e madeira para impedir a passagem de veículos pela via.

A manifestação, que teve início por volta das 5h da manhã, ocorre após muitas reclamações dos moradores a respeito da lentidão da obra que se arrasta há quatro com interrupções. De acordo com Max Antônio Cao Luiz, um dos líderes do protesto, a obra mais uma vez está paralisada e trabalhadores da empresa contratada já foram dispensados e inclusive alguns deles apoiaram a manifestação.

“A empresa está abandonando o serviço e até já retirou todo o maquinário do galpão alugado próximo à Cordial. O local está praticamente vazio. Trabalhadores já foram dispensados com a promessa de receberem seus pagamentos no dia 14 de novembro. Estamos convivendo há quatro anos com poeira ou lama além dos riscos de acidentes devido á falta de sinalização no local. Disse o morador”.

Max acrescentou que após as eleições a prefeitura não dá ouvidos à população. Relatou que na manhã desta quarta feira apenas um fiscal da prefeitura esteve no local e causou tumulto usando palavras de baixo calão contra os manifestantes. O servidor teria sido retirado do local por militares que acompanhavam desde cedo o movimento pacífico.

O advogado e vereador eleito Alcântaro Filho, presente no local do protesto desde as 6h da manhã, na tentativa de intermediar um acordo com a prefeitura, disse que os manifestantes agem de forma muito pacífica e que, pensando em não prejudicar a população, liberaram a Avenida que liga o São Marcos ao Centro, que esteve interditada até às 9h. Assim, os veículos só não podem transitar pela via principal, mas não ficam impedidos de chegar aos seus destinos.

“Já tentamos contato com o prefeito Marcelo Coelho, com o deputado Erick Musso e com o secretário de transportes para tentar resolver a situação, mas ninguém compareceu para ouvir moradores. Já conversei com o prefeito eleito Jones Cavaglieri e ele me prometeu que esta será uma das prioridades de seu governo”, disse Alcântaro.

Veja nota divulgada pela prefeitura:

NOTA OFICIAL –Prefeitura de Aracruz

No início da manhã desta quarta-feira (26), um grupo de moradores interditaram as pistas da Avenida Guaxindiba – um dos principais acessos para entrada e saída da sede do município - ateando fogo em pneus e madeiras, sob a alegação de que os serviços das obras de duplicação dessa avenida estão paralisadas.

A interdição das vias está prejudicando a passagem de muitos trabalhadores e estudantes dos bairros Planalto, São Marcos e Cupido e também das comunidades de Córrego D'Agua, Guaraná e Jacupemba.